top of page
Quem somos

INSTITUTO NAPE – NÚCLEO DE PESQUISA, ARTE E EDUCAÇÃO
QUEM SOMOS

Histórico da Instituição

O NAPE (Núcleo de Arte e Educação), hoje Instituto NAPE - Núcleo de Pesquisa Arte e Educação, nasceu há mais 25 anos, de um sonho de sua idealizadora, Fabíola Gaspar. Desde menina sempre sonhava em ajudar as pessoas a buscarem novos caminhos, encontrando soluções para seus medos e angústias, orientando-as nos problemas de aprendizagem, criando técnicas e estratégias para o trabalho na área social, aprimorando o trabalho profissional e fortalecendo a gestão de pessoas e a qualidade de vida, sempre resgatando e enriquecendo os valores humanos.

Tendo a Arte como norteadora, o Instituto NAPE atua nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e no universo corporativo. Oferece cursos de pós-graduação lato sensu desde 2006, tendo formado mais dois mil alunos em mais de 50 turmas, em São José dos Campos, São Paulo, Campinas e Curitiba.

Nesses mais de 25 anos o Instituto NAPE tem realizado outras inúmeras atividades em acordo com seus valores e missão, como a coordenação técnica da X Semana da Educação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pindamonhangaba/SP, para mais de 600 professores (julho de 2008).

A partir de 2004 promoveu durante 5 anos atendimento terapêutico às famílias dos adolescentes em risco, internados no Centro Educacional Tamoios (Antiga FEBEM), através da APAR -Associação de Pais e Amigos de Adolescentes em Risco (São José dos Campos/SP).

Em 2007, visando a prevenção em DST/AIDS, idealizou o Programa Teatro Educativo nas escolas públicas, para o carnaval de rua da cidade de Jacareí, além de diversas palestras na Semana da Mulher, em entidades sociais, escolas e sociedades de amigos de bairro, pelo Programa de Prevenção em DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Jacareí.

Em julho de 2006, o NAPE coordenou as oficinas da 1ª Jornada de Educadores da Educação Infantil do Vale do Paraíba e Litoral Norte em parceria com a Mantenedora Vicente Decária, Jacareí / SP, para mais de 500 educadores.

De 2004 a 2010 o NAPE, em parceria com a  FUNDHAS - Fundação Hélio Augusto de Souza,SJCampos, entidade que atende aproximadamente oito mil crianças e jovens carentes de São José dos Campos/SP, realizou inúmeros   trabalhos,  destacando-se os cursos: “Relações Intra e Interpessoal” e “Orientação Vocacional”  para 150 jovens por ano, do Projeto Agente Jovem (2004 a 2007) e  a capacitação em Arteterapia  para todos os profissionais   dos programas Adolescer, que atuam com os jovens em liberdade assistida,  e o Aquarela, que atua com crianças, jovens e adultos envolvidos em violência familiar(2008).  Também coordenou o Workshop “O Colorido das Histórias”, objetivando o resgate das histórias pessoais, autoestima e qualidade de vida, para comerciários do SESC de São José dos Campos em 2007, assim como, em 2006, a oficina “A Arte da Convivência" para funcionários da Caixa econômica Federal São Paulo, agência Tatuapé/SP.

Desde sua criação, o Instituto NAPE trabalha na organização e realização de cursos de extensão com temas diversos, para diferentes prefeituras, destacando as de Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Caçapava, Taubaté, Mogi das Cruzes e diferentes instituições, como a FASC – Faculdade de Artes Santa Cecília (Pindamonhangaba – SP) e SESC – Serviço Social do Comércio (São José dos Campos – SP).

quem somos.jpg

Um pouquinho da história da idealizadora do NAPE, Fabiola Gaspar

Aos 14 anos, fazia a “tia da Kombi” - dos alunos do “Chapeuzinho Vermelho”, em Jacareí.
Daí, um passo para o Magistério. Auxiliar, professora titular, coordenadora. Incentivada a  fazer cursos e socializar os conhecimentos, a educadora latente irrompeu, com muita força e apreço pela diversidade.
Mesmo exercendo outras atividades, a educadora sempre se fez presente, como também nunca deixou de atuar em projetos sociais.
A expressão corporal, o teatro e a música,  com os quais conviveu muito, e a Faculdade de Psicologia, a levaram para o caminho da ARTETERAPIA. Sábio caminho - que passou a partilhar com outros psicólogos, professores e com todas as pessoas que buscam aprimoramento, não só como profissionais, mas especialmente como seres humanos!
Tendo a ARTE como fonte norteadora, o NAPE, liderado por Fabíola, através de suas inúmeras atividades, procura levar ao autoconhecimento, contribuindo,  assim,  para o despertar do novo Homem deste milênio: mais consciente, integrando ciência e sabedoria e, portanto, um ser integral, e muito, muito mais feliz!

O NAPE atua nas mais diferentes áreas: Educação, Saúde, Social e Organizacional. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido, CLIQUE AQUI

bottom of page