Todas as barreiras barreiras culturais, perceptuais e emocionais, isoladas ou somadas, levam o indivíduo a uma baixa autoestima e à ausência de autoconceito (conceito que temos de nós mesmos, influenciado pela percepção dos outros sobre nós) positivo. Quatro elementos básicos afetam a autoestima:
1) – O pertencer – sentimento de ser amado, de ser respeitado, de ser parte de alguma coisa;
2) – O ser único - sentimento de ser especial e de gostar de ser diferente;
3) – O poder - segurança em resolver problemas, em assumir responsabilidades;
4) – Ter modelos - pessoas que sirvam como modelos nos seus objetivos e atitudes perante a vida.
Quando esses elementos estão em baixa, pais e professores podem utilizar algumas estratégias para favorecer a autoestima:
1) – Encoraje a expressão de ideias
2) – Aceite os sentimentos
3) – Demonstre como ele (a) é especial
4) – elogie comportamentos específicos, não somente o geral
5) – Ouça sem julgar previamente
6) – Incentive a expressão criativa
7) – Dê oportunidade para o sucesso
8) – Ensine a resolver problemas e a tomar decisões
9) – Ajude a estabelecer objetivos possíveis
10) - Seja um bom modelo (não apenas fale; faça).
Texto retirado da apostila do curso de pós graduação em Arteterapia do professor Celso Luiz Falaschi – Doutor em Psicologia – Ciência e Profissões (Criatividade)
Comments